A acne começa pela cozinha
Saiba como a alimentação piora suas espinhas.
7/15/2025


Sempre ouvimos que o chocolate piora as espinhas. Mas essa acusação é justa?
Ao que parece, sim.
Um grande estudo mostrou o efeito da alimentação no controle da acne. Entre vários analisados, dois grupos de alimentos causaram piora das lesões: os derivados do leite (entre eles o chocolate) e alimentos com alto índice glicêmico.
O consumo de leite e derivados em mais de 3x na semana mostrou aumento na produção de sebo e oleosidade na pele.
Já o consumo de chocolate ao leite todos os dias causou diretamente um aumento no número de espinhas.
Precisamos entender que a acne é causada pela inflamação da unidade pilossebácea, que é o lugar na sua pele onde nascem os pelos e é produzido o sebo.
Em um primeiro momento podemos achar que o sebo é algo ruim, mas na verdade ele serve para proteger a pele contra os efeitos da radiação solar e da poluição, por exemplo.
O problema acontece quando a produção de sebo foge do controle. Isso causa um acúmulo de queratina e um aumento de bactérias na pele, causando inflamação e o surgimento da acne.
Acredita-se que os hormônios presentes no leite, como esteroides e albumina, podem contribuir para essa “bagunça” na pele. Já no caso do chocolate ainda não temos certeza se o problema está no cacau (rico em flavonoides), no próprio leite ou no açúcar. Ou em todos eles ao mesmo tempo.
De forma semelhante, alimentos com alto índice glicêmico, como refrigerantes, também pioram a acne. Eles aumentam a ação dos hormônios androgênicos no corpo, que causam excesso de sebo na pele.
A partir de hoje faça um consumo mais consciente desses alimentos. Use a cozinha a seu favor.
E não esqueça do skin care adequado para sua pele.
Diet and acne: review of the evidence from 2009 to 2020. International Journal of Dermatology. 2021.
© 2025 por Jonas Sartor Figueiredo | CRM-RS 47612 | RQE 46228