Calvície e o risco de hipertensão
Saiba por que as entradas podem indicar que há algo de errado no seu corpo.
8/12/2025


Popularmente conhecida como calvície, a alopecia androgenética é algo comum e pode ocorrer em idade bem precoce, principalmente em homens.
No entanto, o fato de ser calvo pode ser um sinal de que não são apenas seus cabelos que sofreram alterações. Sua pressão e seu colesterol também podem estar alterados.
Um estudo revisou diversos trabalhos sobre a relação entre alopecia androgenética e síndrome metabólica, um termo que usamos para definir pessoas que tem hipertensão, aumento de colesterol, obesidade e aumento na glicose.
O resultado? Todos os trabalhos indicam que pessoas calvas tem 3 vezes mais chance de ter essa síndrome, estando mais propícias a desenvolverem problemas cardiovasculares e diabetes.
Isso porque a calvície surge pela influência do hormônio diidrotestosterona (DHT) nos receptores androgênicos do couro cabeludo. Esse hormônio estimula os fios de cabelo a se tornarem mais finos e curtos com o passar dos anos, causando as “entradas”.
No entanto, níveis altos no sangue dessa mesma diidrotestosterona podem causar hipertensão e alterar o metabolismo do colesterol. E, apesar de menos comum, a alopecia androgenética também acomete mulheres e elas também tem mais risco de desenvolver síndrome metabólica, comparadas a mulheres que não são calvas.
Esse estudo desperta a importância de estarmos atentos aos “sinais” do nosso cabelo.
Por mais que outros fatores no estilo de vida dos participantes do estudo possam ter influenciado nos resultados, como fumar ou ter história familiar de hipertensão, a conclusão é significativa e aponta para uma única direção: não se pode negligenciar a saúde do nosso corpo.
Que fique claro: não estou dizendo que você, que é calvo, vai ter um infarto ou desenvolver diabetes no futuro. Não perca o sono como isso!
A ideia que fica é que vale a pena fazer exames de rotina 1 vez ao ano, medir a pressão de vez em quando e tentar controlar o peso. Lembre-se que a prevenção é sempre o melhor caminho.
Systematic Review and Meta-analysis of the Association Between Metabolic Syndrome and Androgenetic Alopecia. Acta Derm Venereol. 2022
© 2025 por Jonas Sartor Figueiredo | CRM-RS 47612 | RQE 46228