Faz sentido usar vitamina C à noite?
Ela é um produto versátil, mas precisa ser usada da forma correta.
7/1/2025
A vitamina C é um dos antioxidantes mais potentes para a pele.
Ela consegue tratar manchas, hidratar e estimular o colágeno. Mas o seu efeito mais conhecido é o de proteger a pele contra a radiação ultravioleta (UV). Podemos dizer que ela funciona como um “assistente” ao protetor solar. Dessa forma, o melhor período para usá-la é pela manhã.
Acontece que a pele, quando se expõe aos raios UV, provoca a ativação da proteína-1 (AP-1), que é responsável pela formação de radicais livres. Isso causa o envelhecimento precoce da pele, com surgimento de manchas e rugas.
A grande função da vitamina C é de neutralizar a proteína-1, diminuindo a quantidade de radicais livres e, consequentemente, danos à pele.
À longo prazo isso se traduz em redução das rugas, melhora das manchas e da qualidade da pele em geral, já que a redução dos radicais livres permite a formação de colágeno novo, que dá a pele aquele aspecto rejuvenescido.
Ou seja: para usarmos ao máximo todos os benefícios da vitamina C, é preferível que ela seja usada pela manhã, antes da exposição ao sol. Assim, você estará potencializando também o efeito do protetor solar.
Topical Vitamin C and the skin: mechanisms of action and clinical applications. J Clin Aesthet Dermatol. 2017.


© 2025 por Jonas Sartor Figueiredo | CRM-RS 47612 | RQE 46228