O teu filtro solar realmente te protege do sol?

A importância de ler o rótulo.

7/22/2025

Com o número cada vez maior de opções nas farmácias, fica difícil escolher qual filtro solar comprar.

Antes de partir para a análise do valor e da cosmética do produto, aqui vai uma dica rápida para ao menos identificar se aquele produto realmente entrega o que promete:

Leia o rótulo. No Brasil, um produto só poder ser registrado como filtro solar se a proteção contra a radiação UVA for ao menos 1/3 da proteção contra radiação UVB.

A proteção contra radiação UVB é o “FPS”. É o número que sempre encontramos em destaque na embalagem: FPS 30, FPS 60, FPS 99...

Então, se o produto for FPS 30, significa que o UVA precisa ser de pelo menos 10.

Caso o valor do UVA seja abaixo desse mínimo, ele não pode ser considerado um filtro solar, e portanto não é adequado para a proteção contra os raios solares.

É importante dizer que, diferente do FPS, o valor numérico da proteção UVA não costuma vir na embalagem. Ela é apenas sinalizada no rótulo com o símbolo “UVA”. Se há esse símbolo, inferimos que o produto cumpre os requisitos e tem a proteção adequada.

Vamos lembrar que tanto UVB quanto UVA provocam danos à pele. Daí vem a importância de usar um produto de amplo espectro, que tenha proteção contra esses dois tipos de radiação.

                                                                                                                    Protetor solar na prescrição dermatológica: revisão de conceitos e controvérsias. An Bras Dermatol. 2022