Usar filtro solar atrapalha a produção de vitamina D?

Esse é um assunto polêmico.

8/5/2025

Sabemos que a maior parte da produção de vitamina D ocorre na pele, pela exposição aos raios solares do tipo UVB.

Nessa lógica, o uso do filtro solar na pele deveria impedir a produção da vitamina D. Mas isso não acontece.

Há estudos que acompanharam pacientes ao longo de vários meses, usando filtro solar todos os dias. Ao final do acompanhamento, os níveis de vitamina D não foram prejudicados.

A explicação para isso é simples: na vida real não usamos o filtro solar na quantidade adequada. Na verdade, usamos somente a metade da quantidade recomendada.

Assim, algumas partes do corpo deixam de ser cobertas pelo filtro, o que garante que a produção de vitamina D se mantenha intacta.

Vale lembrar que a dose de raios UVB necessária para a produção de vitamina D é bem baixa. Ou seja, poucos minutos ao sol já são suficientes para garantir a vitamina D do dia.

Se você quer números: um estudo na Inglaterra determinou que 9 minutos ao sol do meio-dia é o suficiente. Com filtro solar.

Ainda nesse estudo, a única situação que a exposição ao sol foi insuficiente para a produção da vitamina D foi nos meses de inverno, quando os participantes ficavam apenas com o rosto e as mãos expostas ao sol.

Em resumo: use protetor solar todos os dias.

Na maior parte do ano o seu corpo vai conseguir produzir vitamina D sem problemas. E nos meses mais frios, em que ficamos com menos áreas expostas ao sol, vale a pena discutir com seu dermatologista a dosagem de vitamina D, para verificar se é necessário fazer a reposição.

                                                                                         Meeting Vitamin D Requirements in White Caucasians at UK Latitudes: Providing a Choice. Nutrients. 2018.

                                                                                                                                                Ultraviolet       Filters: Dissecting Current Facts and Myths. J. Clin. Med. 2024.